O Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Richbieter, é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se no bairro Jardim Botânico. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi. Inaugurado em 5 de outubro de 1991, seu nome oficial (J.B. Francisca Richbieter) presta uma homenagem à urbanista Francisca Maria Garfunkel Rischbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense). Todo o Jardim Botânico possui uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada. Localiza-se na rua Engenheiro Ostoja Roguski (primeira perimetral dos bairros), bairro Jardim Botânico.
Estufa: O jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas com três abóbadas do estilo Art nouveau foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Do seu interior é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês.
*Parada de 20min
A Estação Rodoviária de Curitiba entrou em operação no dia 13 de novembro de 1972 e a URBS passou a operar e administrar o terminal a partir dos Decretos Municipais nºs 184/1972, 90/1976 e 577/1990 , centralizando o transporte coletivo intermunicipal, interestadual e internacional, que têm a Capital Paranaense como ponto de partida, de chegada ou de escala.
*Passeio Panorâmico
O Centro Cultural Teatro Guaíra é uma instituição cultural com auditórios para teatro, dança e espetáculos musicais, com sede na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. É mantido pelo governo do estado. A Orquestra Sinfônica do Paraná, a companhia de dança Balé Teatro Guaíra e o Teatro de Comédia do Paraná (TCP) são algumas das instituições mantidas pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. O complexo arquitetônico localizado na Praça Santos Andrade garante ao Teatro Guaíra a sua classificação como um dos maiores da América Latina.
*Passeio Panorâmico
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, fundada em 19 de dezembro de 1912, inicialmente com o nome de Universidade do Paraná. Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre os diversos campi de Curitiba e de outras cidades do Paraná. A instituição oferta cursos de graduação, sendo cursos de licenciatura, bacharelado, tecnólogo, de mestrado, de doutorado, de especialização lato sensu, além de residências médicas, cursos técnicos e à distância.
*Passeio Panorâmico
O Paço da Liberdade é um edifício histórico localizado no centro da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná, inaugurado em 24 de fevereiro em 1916. O prédio é tombado pelo patrimônio municipal e pela Secretária de Estado da Cultura do Governo do Paraná, além do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN). Reinaugurado em 29 de março de 2009, após passar por uma minuciosa restauração custeada pelo SESC, tornou-se um centro cultural administrado pelo Sistema SESC (SESC, SENAC e Fecomércio).
*Passeio Panorâmico
A praça foi inaugurada em 19 de dezembro de 1953, na esteira do programa de obras públicas comemorativas do centenário da emancipação política do estado do Paraná, ocorrida no mesmo dia, um século antes. A praça conta com um obelisco de pedra, contendo dizeres comemorativos ao centenário da emancipação acima referida e uma grande estátua em granito de um homem nu, que deu o apelido ao logradouro, de autoria do escultores Erbo Stenzel, austríaco radicado no Brasil, e Humberto Cozzo, que pretendiam retratar o homem paranaense olhando em direção ao futuro. Verificações feitas com uma bússola demonstram que a estátua olha em direção ao noroeste do Paraná.
*Passeio Panorâmico
Além de mais antigo, o Passeio Público é o parque mais central de Curitiba, com implantação e equipamentos em torno do verde de diversas espécies nativas e exóticas. O espaço, de destacada beleza, une tradição e modernidade, harmonicamente. Chegou a ser conhecido como Jardim Botânico e foi também o primeiro zoológico da cidade. Desde 1982 abriga os pequenos animais que permaneceram, quando os recintos da maioria das espécies foram transferidos para o Zoológico Municipal de Curitiba, bem mais amplo. Os portões da sua entrada principal, pela Carlos Cavalcanti, são originais e históricos, inspirados no portão do Cemitério de Cães de Paris, que é exemplo universal de amor e respeito aos animais.
*Passeio Panorâmico
Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais. Com pouco mais de 140 metros quadrados de área construída, o Memorial tem o formato de um cubo e está colocado sobre um espelho d’água. No interior da construção, sobre um pedestal de mármore, está a escultura representativa do escritor Gibran Kalil Gibran.
*Passeio Panorâmico
Centro Cívico é um bairro do município brasileiro de Curitiba, capital do estado do Paraná, onde os principais prédios governamentais estão localizados. O nome significa Centro do Cidadão ou, com uma interpretação mais dirigida, centro onde se resolvem os assuntos relacionados ao cidadão. Nos últimos dias de agosto de 2011, o Centro Cívico foi tombado como conjunto urbano e arquitetônico. Estão desta forma protegidos os edifícios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, incluindo a Praça 19 de Dezembro, o Colégio Estadual Tiradentes, os edifícios do Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri, o Palácio Iguaçu, o Museu Oscar Niemeyer e a Praça Nossa Senhora de Salette.
*Passeio Panorâmico
O espaço foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2002 com o nome de Novo Museu, com a conclusão do anexo foi reinaugurado em 8 de Julho de 2003, recebendo a atual denominação. O complexo de dois prédios está instalado em uma área de trinta e cinco mil metros quadrados, dos quais dezessete mil são dedicados à área de exposições. O primeiro prédio, inaugurado em 1978, foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, concebido como um Instituto de Educação, conhecido na época como Edifício Presidente Humberto Castelo Branco. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 metros. Foi reformado e adaptado à função de museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, lembrando um olho, imprimindo-lhe uma nova identidade característica. A torre do anexo possui 30 metros de altura, com quatro pavimentos.
Estrutura e acervo: A instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design. Atualmente representa uma instituição cultural, com projeção nacional e internacional, vinculada ao governo estadual do Paraná. É conhecido localmente como "Museu do Olho", devido ao design de seu edifício e como "MON", abreviatura para Museu Oscar Niemeyer. Durante o ano de 2019 o museu recebeu aproximadamente 380 mil visitantes. O MON conta com pelo menos 14 mil obras de arte, sendo considerado um dos maiores museus de arte da América Latina. Em 2022 recebeu a doação da coleção das obras de Poty Lazzarotto, um acervo com 4,5 mil obras que pertencia a família. Foi a maior coleção já recebida de uma única vez.
*Parada de 10min
O Bosque do Papa João Paulo II é um parque na cidade de Curitiba, no Paraná. Abriga uma reserva com mais de trezentas araucárias na área central da capital paranaense. O bosque foi criado em homenagem ao Papa João Paulo II, e sedia o Memorial da Imigração Polonesa. O bosque possui uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.
*Parada de 10min
Ópera de Arame é um teatro brasileiro, localizado na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. Seu nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame. De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR e mesmo autor do projeto da Unilivre. As estruturas metálicas tubulares, totalizando 360 toneladas de aço, e os 2.400 bancos de tela de arame foram fornecidas pela Brafer Construções Metálicas, empresa de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Foi montada em apenas 75 dias e inaugurada em 18 de março de 1992. Passou por uma reforma para manutenção e melhorias na segurança, concluída em meados de 2006. O auditório tinha capacidade física para 2,1 mil espectadores, mas após a reforma de 2006, limitou-se a entrada para um máximo de mil pessoas (a capacidade total é de 1.572 espectadores), visando a preservação da estrutura. Nas proximidades da ópera está a Pedreira Paulo Leminski, aberta em 1990. Juntos, formam o Parque das Pedreiras.
*Parada de 15min
O Tanguá, nome indígena que significa “baía das conchas”, é um dos parques preferidos de quem visita Curitiba. Um cartão postal da cidade cheio de atrativos naturais. Valem todos os momentos dedicados à sua contemplação. Localizado em uma região de pedreiras desativadas e com topografia acidentada, característica da região norte da cidade, o parque recuperou e valorizou diferentes elementos da natureza num local antes degradado. Aquele espaço foi parte de pedreira da família Gava, desativada nos anos 70, e que depois passou duas décadas sem uso. Uma cascata com 65 metros de altura jorra da parte superior do paredão de rocha, onde está o Jardim Poty Lazzarotto (1924 -1998), em estilo francês, homenagem ao artista plástico curitibano, com canteiros de flores, espelhos d’água e chafarizes.
*Parada de 15min
O Parque Tingüi é um dos principais parques de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Está localizado na região norte da cidade, no bairro São João. Sua área acompanha um trecho das margens do rio Barigüi, fazendo parte de um projeto mais amplo que prevê a implantação de parques por todo o rio, em sua continuação existe o Parque Barigüi. Implantado em 1994, possui área de 380 mil m². Possui lagos, pontes de madeira cobertas, parque infantil, ciclovia e bastante área verde. Seu nome é uma homenagem ao povo tingüi (que significa "nariz afinado"), uma população indígena que habitou a região onde atualmente se localiza Curitiba, na época de sua colonização pelos portugueses. O "Tingui" faz parte de um projeto visando a implantação de um parque linear, unificando os parques: Tingui, Tanguá e Barigui (todos na extensão do Rio Barigui).
*Passeio Panorâmico
Inaugurado em 1995, foram construídas no local algumas réplicas de edificações que mostram o estilo típico da arquitetura dos imigrantes. A principal atração é uma réplica da mais antiga igreja ucraniana do Brasil, a de São Miguel da Serra do Tigre, construída em madeira no estilo bizantino, situada no município de Mallet, no interior do Paraná. Ao lado da capela há um campanário, simbolizando a integração dos povos com as terras brasileiras, bem como a importância da religião como mantenedora da unidade cultural. Também na área externa do memorial há uma escultura de uma pêssanka gigante, de autoria do artista Jorge Seratiuk. Há ainda no memorial um espaço para uma exposição permanente de artesanatos, como a pêssankas, ícones (icons), pinturas e outros objetos relacionados aos imigrantes, podendo ser visitada gratuitamente.
*Parada de 10min
O Bosque Alemão, antiga chácara da família Schaffer com 38 mil m² de área, foi inaugurado em 1996 na cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Localiza-se no bairro Vista Alegre (Jardim Schaffer) e é formado por mata nativa densa. Foi criado para homenagear a cultura e as tradições que os imigrantes alemães trouxeram para Curitiba a partir de 1833. As visitas ao bosque ocorrem diariamente das 6h às 20h, a Biblioteca infantil funciona das 9 às 17h e a Hora do Conto, quando são encenadas histórias infantis é aos sábados e domingos a partir das 14h.
*Passeio Panorâmico
O Bosque Zaninelli é um espaço público da cidade de Curitiba, capital do Paraná. Espaço ambiental de 37 mil metros quadrados, situado no bairro do Pilarzinho, foi inaugurado com a presença do oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau no início da década de 1990 e o seu portal dá acesso à sede da Universidade Livre do Meio Ambiente.
*Parada de 20min
O Relógio das Flores de Curitiba está localizado na Praça Garibaldi, no setor histórico da capital do estado brasileiro do Paraná. A atração foi um presente oferecido ao município pela família Rosenmann, na figura do ex-deputado federal Max Rosenmann (dono de uma grande joalheria na capital), no ano de 1972. A partir de 1978, as flores do canteiro passaram a ser repostas a cada trimestre, obedecendo à floração das estações. Apresenta oito metros de diâmetro, com os ponteiros confeccionados em fibra de vidro. Seu funcionamento é baseado na emissão vibrátil do quartzo, que oferece maior precisão, suscetível a um desarranjo máximo de 30 segundos por ano. O acionamento se dá pelo envio de impulsos eletrônicos de um relógio-comando instalado na Igreja do Rosário. Em 1980, a construção do belvedere permitiu sua melhor visualização.
*Passeio Panorâmico
Rua XV de Novembro é um dos logradouros mais importantes do município de Curitiba, a capital do estado do Paraná. Foi batizada para homenagear a data da Proclamação da República. Em seu trecho turístico, entre a Avenida Luiz Xavier e a Rua Presidente Faria, cujo pavimento é exclusivamente de petit-pavè, é conhecida como "Rua das Flores". Esta intervenção a tornou primeira via pública exclusiva para pedestres do Brasil, implantada e inaugurada em 1972 na gestão do então prefeito Jaime Lerner. A rua tem seu início no Centro da cidade e após o fim do "calçadão", na esquina com a Rua Presidente Faria, a rua mantém seu espaço para os carros, estendendo-se até o bairro do Alto da XV. Seu calçadão é caracterizado por edifícios e sobrados centenários, com bares, lojas e restaurantes e canteiros de flores em toda a sua extensão. Um dos seus prédios mais notáveis é o Palácio Avenida e ao final do calçadão esta localizado uma das principais entidades do estado: a Associação Comercial do Paraná. A Rua XV de Novembro é um patrimônio tombada como Paisagem por lei estadual do Paraná desde 1974.
*Passeio Panorâmico
A Praça Tiradentes é um espaço público do município de Curitiba, capital do estado do Paraná, no Brasil. Com 9.026 m², é sua mais antiga praça e considerada oficialmente o local onde a cidade nasceu. De acordo com a lenda, o lugar foi escolhido pelo cacique Tindiqüera, da tribo Tingüi, para a transferência dos primeiros habitantes da região, até então, acampados às margens do rio Atuba, onde hoje situa-se o Bairro Alto. Na praça encontra-se o monolito que registra o local do pelourinho levantado por Gabriel de Lara, em 29 de março de 1693, com a Cruz da Ordem de Cristo, que simboliza o poder legalmente constituído pelo rei de Portugal, a justiça e a caracterização das vilas. Junto ao monolito está o Marco Zero da cidade, utilizado para referências geodésicas, de onde são medidas e encontradas todas as distâncias, assinaladas as direções de Santa Catarina, "Iguassu", São Paulo e Paranaguá, como também a referência de nível de Curitiba.
*Passeio Panorâmico
O Palácio Avenida é um edifício histórico de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Está localizado no centro da cidade, na confluência da Avenida Luiz Xavier com a travessa Oliveira Bello. A edificação, construída a partir de 1927 e inaugurada em 1929, foi erguida pelo imigrante e empres����rio sírio-libanês Feres Merhy, com projeto arquitetônico original de Valentim Freitas, Bernardino Assumpção Oliveira e Bortolo Bergonse. Ao longo de sua história, o imponente complexo de cerca de 18 mil metros quadrados, abrigou escritórios, lojas, cafés (como o folclórico Café Guairacá) e o Cine Avenida, uma das primeiras salas de exibição da capital paranaense. Em 1968, o prédio foi adquirido pela banco Bamerindus e desde esse momento, o local foi sendo desocupado parcialmente ao longo de anos, até que no final da década de 1980 estava abandonado e atingiu seu ponto de maior degradação estrutural, com apenas sua fachada relativamente intacta. É neste período que o banco iniciou sua reforma, reconstruindo a parte interna e restaurando toda sua fachada original. Em 5 de março de 1991, foi reinaugurado para ser a sede do banco. Com a extinção do Bamerindus, toda sua estrutura, inclusive o prédio, foi vendida para o Hong Kong and Shanghai Banking Corporation (HSBC), e desta maneira, tornou-se a sede nacional do HSBC Bank Brasil. Em 2016, o HSBC vendeu sua subsidiária para o Bradesco, tornando-se o edifício, sede regional da instituição. O andar térreo é uma agência bancária, enquanto pr��ximo ao terraço esta instalado o "Teatro Avenida", que tem capacidade para 250 espectadores.
*Passeio Panorâmico
A Rua 24 Horas é um ponto comercial e turístico situado no centro da cidade de Curitiba, capital do estado brasileiro do Paraná. Inaugurada em setembro de 1991 pelo então prefeito Jaime Lerner, concentravam-se na rua 24 Horas 34 lojas com atendimento 24 horas por dia. A rua possui 120 metros de extensão e 12 de largura, e sua cobertura é formada por 32 arcos. O projeto é dos arquitetos Abrão Assad (que também projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba na mesma época), Célia Bim e Simone Soares. Dois grandes relógios, um em cada fachada, marcam horas em 24 intervalos, em lugar de 12. São iluminados e comandados por uma central eletrônica a quartzo. Fechada em 2007 e servindo apenas para circulação de pedestres, sofreu com o abandono e vandalismo quando suas últimas lojas interromperam o funcionamento completo, pois já não ficavam abertos durante a noite. Após sucessivas tentativas fracassadas de parcerias com a iniciativa privada, a Prefeitura de Curitiba iniciou obras de revitalização em julho de 2010. As obras foram concluídas em junho de 2011 e a Rua foi reinaugurada às 11 horas do dia 11 de novembro de 2011 (11 de 11 de novembro de 2011). Ao todo, a obra custou 4,1 milhões.
*Passeio Panorâmico
Saída às 08h30 com retorno às 12h30 ou 14h com retorno às 18h. |
Transfer de ida e volta do hotel*. | |
Acompanhamento de guia de turismo local. |
Bebidas e sobremesas. | |
Entrada para a Ópera de Arame. Os interessados podem adquirir seu bilhete no local. | |
Despesas extras. |
Lembre-se de estar no local combinado pelo menos 30 minutos antes do horário indicado no voucher. | |
*O serviço de transfer está disponível somente para a região central de Curitiba (ida e volta, até 6 km de distância da Rodoferroviária). | |
Em caso de grande demanda, o serviço poderá ser operado por empresa parceira. | |
As paradas contidas no roteiro poderão sofrer alterações, por questões de tempo hábil ou funcionamento dos locais. |
R$ 141,90 adulto R$ 136,90 melhor idade R$ 102,90 criança de 6 a 12 anos R$ 136,90 estudante com carteirinha UNE |